-
Arquitetos: Fragmentos
- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto edificado, localizado junto à Tapada das Necessidades em Lisboa, é composto por um edifício com três pisos, sótão, dois pátios exteriores e um grande terraço no piso intermédio. A reabilitação da volumetria existente resultou na sua transformação numa habitação unifamiliar, na qual tentamos sublinhar o que a particularizava, e ao mesmo tempo adaptar à função através de um habitar contemporâneo.
O aproveitamento das características originais das paredes exteriores, cobertura e métrica de vãos, adaptadas à criação de espaços desenhados para tirar o maior partido da luz natural que aparece nos quatro alçados, permitiu reorganizar os espaços interiores otimizando-os. A recuperação do pátio e terraço existentes teve como intenção enfatizar a relação entre os espaços de estar interiores e exteriores.
Relativamente á distribuição dos compartimentos, a entrada é o ponto a partir do qual se faz a distribuição vertical. No piso inferior estão distribuídas as áreas de serviço e estacionamento. As áreas de estar sociais (sala de estar, jantar e cozinha), situadas no primeiro piso, comunicam com o exterior através de grandes envidraçados para o terraço – espaço central do piso intermédio. Os três quartos, distribuem-se no piso superior e gozam de exposição solar e vista privilegiada. No sótão acontece o espaço da brincadeira.